quinta-feira, 4 de abril de 2013

Sobre livros

A leitura não é um hábito muito comum no nosso país.
Por uma série de motivos que, um dia, você vai entender.
E eu não sei se os seus amigos vão gostar de ler.
Ou se você vai gostar de ler.
Mas eu ficaria extremamente feliz se você gostasse.
Eu posso garantir pra você que há inúmeros livros que não são chatos, que não são bobos, que não são ultrapassados.
Eu gostaria de poder sentar e conversar com você sobre eles.
Você não precisa gostar de tudo que eu gosto.
Descubra o seu gosto.
Mas pra descobri-lo, leia.
Leia o máximo que puder, o máximo que aguentar.
Leia de tudo. HQs, contos, notícias, todos os tipos de livros.
Você pode não gostar de muita coisa, mas, possivelmente, você vai gostar de mais do que imagina.
Você não precisa dormir embaixo de uma montanha de livros.
Não precisa gastar horas por dia lendo.
Mas aproveite aqueles minutos ociosos pra isso.
Quem lê mais tem uma visão mais rica do mundo.
Quem lê mais tem mais facilidade pra entender as coisas.
Quem lê mais aprende a se expressar melhor, porque a memória registra o que vemos repetidamente.
Depois de um tempo, você vai descobrir que ler, mais do que uma que uma questão de gosto e uma fonte de satisfação, é um instrumento de poder.
Eu nunca vi o hábito da leitura prejudicar ninguém na vida.
Mas o contrário eu já vi muitas vezes.
Vai por mim.
Ler faz bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário