terça-feira, 2 de abril de 2013

Sobre paciência

Paciência.
Eu não sou a melhor pessoa pra falar sobre isso, nunca tive uma natureza paciente.
Foi me quebrando por aí que aprendi o pouco que sei.
Paciência é algo muito importante.
Mesmo que, como eu, você não seja naturalmente paciente; gostaria que você se esforçasse e aprendesse a ter paciência.
Talvez, com boa vontade, você aprenda sem precisar se quebrar tanto.
Paciência é tão importante porque, mesmo que eu te proporcione tudo de melhor que estiver ao meu alcance, existe um infinito além de mim que não posso controlar. E nem você pode.
A vida acontece, e ela não é feita só de boas coisas. Pra ninguém, pra ninguém mesmo.
Estar aqui é ser sujeito e estar sujeito.
A vida, como os anos, tem suas estações.
Não é uma metáfora original, mas se aplica bem ao que tento dizer.
Verão, inverno, alegria, tristeza, força, fraqueza... tudo natural.
Viver é experimentar um pouco de tudo.
Não é agradável te dizer isso, mas você vai sofrer.
Como todo mundo, em alguns momentos, você vai se machucar.
Não dá pra se proteger de tudo, não dá pra controlar tudo.
E é nesses momentos que a paciência mostra a sua importância.
Porque paciência é a compreensão de que tudo muda.
De que mesmo que sua vida seja muito boa, ela não vai ser isenta de alguma dor.
De que, às vezes, coisas boas e ruins podem acontecer quase ao mesmo tempo.
E de que, mesmo quando a dor for maior, e tudo parecer dar errado, o tempo e a roda da vida acabarão por fazer melhorar.
Provavelmente, em alguns desses momentos difíceis, você vai duvidar do que eu digo. Vai duvidar de que melhores dias virão.
É normal.
Mas eu torço, de verdade, pra que, mesmo duvidando, você mantenha a paciência.
Mesmo quando bater o desespero, a vontade de desistir, de jogar tudo pro alto, mantenha a paciência.
Mesmo que seja só aquele fiozinho de paciência que nos impede de cometer atos extremos.
Se você conseguir se segurar nesse fiozinho de paciência, você vai encontrar forças pra passar pelo que quer que seja.
E vai reencontrar os bons momentos.
E ficar mais forte, mais resistente.
E vai ser uma pessoa melhor, mais capaz de apreciar a vida, mesmo com as suas contradições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário